segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Educação Infantil: Dia da árvore!

A turminha da Educação Infantil matutino (PE-II) acompanhada pela professora Magaly estão aprendendo sobre a importância do meio ambiente para uma vida melhor. Estão sempre conversando sobre a natureza e as árvores, sobre a valorização do meio ambiente e do respeito que devemos ter pelos seres vivos.
A Professora Magaly falou com as crianças sobre a árvore, se sabiam o que é, se já viram alguma e se conheciam a ponto de identificar cada parte dela. Trabalhou também a percepção do meio ambiente de cada criança, para entender melhor o que cada um entende como meio ambiente.
A importância de se falar sobre a natureza se faz cada vez mais necessário trabalhar junto com nossos alunos atividades que despertem o amor e o cuidado com as plantas. Sendo assim, no dia da árvore, é uma uma ótima oportunidade para sentir, admirar e aplaudir a natureza.
As árvores constituem um assunto de agrado para as crianças. Nas ruas, no entorno da escola e no pátio existem árvores. Com a chegada da primavera elas estão florindo, se renovando e algumas dando frutos. Isso atrai a atenção dos nossos alunos.
Hoje em especial (21 de setembro, dia da árvore), a Professora Magaly desenvolveu algumas atividades bem legais: no primeiro momento andou e observou as árvores presentes no pátio da escola. Sentaram na sombra de uma árvore e conversaram  sobre a necessidade de se respeitar e cuidar das plantinhas. No segundo momento deste passeio pelo pátio da escola a turma da educação infantil foi para a sala de aula fazer uma atividade de colagem e pintura com giz de cera.
A Professora explicou as crianças que seria fariam uma árvore utilizando papel pardo como fundo e o jornal ia ser o tronco. Como na nossa biblioteca tem muito jornal, foi utilizado para essa atividade e foi informado as crianças que se pode fazer muita coisa com nossos jornais guardados, como recortar gravuras, letras e artes. Então a professora questionou a turma se alguém tinha alguma ideia do material para fazer a copa da árvore e as flores. A aluna Ana Luíza, muito esperta e atenta, falou: “Professora porque a gente não usa aquele papel que faz bolinha!” (crepom). Ótima ideia, e assim foi questionado a turma se alguém mais tinha outra ideia e  todos aprovaram a sugestão da Ana Luíza. Foi então feito esses  lindos Ipês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário