segunda-feira, 17 de setembro de 2018

V Encontro de Educação Ambiental

O V Encontro de Educação Ambiental, com tema: uma nova cultura de cuidado com a água, foi realizado na Câmara Municipal de Goiânia ao longo do dia de hoje.
As atividades se iniciaram com a exposição de ações/projetos de escolas municipais de Goiânia, o grupo ciranda da arte fez a apresentação musical de abertura e após a composição da mesa o professor de biologia da Puc Ms. Helder Lucio Rodrigues Silva falou um pouco a respeito da origem da vida: água! Que tudo gira em torno da água e não há possibilidade de viver sem acesso a ela, tanto nós seres humanos quanto fauna e flora.
Logo em seguida tivemos uma fala do oceanografista  Dr. Luis Augusto da Costa  Porto sobre uso e conservação da água e quais são os verdadeiros valores para nossa vida: água é fundamental!
Após o intervalo do almoço, foi apresentado relatos de experiência dentro do Projeto Educação pelos Parques, mostrando a diversidade que tem nos parques e a diferença de um para o outro e assim, despertamos cada dia mais a importância de se preservar o meio ambiente. Alguns dos parques realizados o projeto são: Vila Ambiental no Parque Areião, Zoológico e lago das rosas, Parque Flamboyabt, Parque Cascavel, Parque Macambira, Parque Bernardo Elis.
Dando sequência, o prefeito de Ouro Verde de Goiás, o prof. Ms. Jaime Ricardo nos apresentou o projeto cercando nascente: uma atitude que preserva a vida (Ribeirão João Leite e Rio Meia Ponte), revitalização das nascentes no município. Tivemos também a participação do proprietário rural do município de Santa Rosa de Goiás Dr. Fabio de Paula realizou em sua propriedade. Ele é um exemplo de cuidador do meio ambiente, preservando as nascentes, plantando água!
Ainda com relatos importantes a respeito do cerrado e das nossas águas, o engenheiro florestal Leo Lince do Carmo Almeida, supervisor da Emater,  falou sobre a importância do cerrado, da vegetação e da nossa mudança de postura.
O gerente de políticas de manejo de resíduos sólidos da AMMA, Giovane Morais Toledo, apresentou sobre o consumo consciente e conceito lixo zero, uma excelente reflexão.
A professora Dra. Karla Maria Silva de faria também enriqueceu o nosso momento com informações sobre a drenagem pluvial urbana, expondo as aéreas mais afetadas aqui da nossa cidade e qual é a nossa responsabilidade.
Por fim, esse momento foi muito enriquecedor devido a discussão sob diversos pontos de vista e de profissionais específicos que lidam diariamente com essas questões.
Temos um fundamental papel em levar aos nossos alunos essas questões para que tenhamos um futuro com recursos naturais ao alcance de todos!

Alessandra Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário