segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Carta de compromisso 2019

PREFEITURA DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA LUIZA DA SILVA DE MIRANDA
IV CONGRESSO BENEDITA LUIZA SUSTENTÁVEL 

“CONSUMO RESPONSÁVEL: TRANSFORMAR O ATO DE CONSUMO EM UMA PRÁTICA DE CIDADANIA” 

MESA REDONDA 

De acordo com as metas estabelecidas pelos delegados representantes nesta mesa redonda, realizada na Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda, juntamente com os objetivos traçados no projeto inscrito no Projeto Político Pedagógico do ano vigente, faz-se a redação da carta de compromisso da Escola para o ano de 2019, por representantes da comunidade escolar, com a mediação da Professora Francineide das Chagas Gama.

1. PREÂMBULO
Esta carta de compromisso dos alunos participantes do IV Congresso Benedita Luíza Sustentável – “CONSUMO RESPONSÁVEL: TRANSFORMAR O ATO DE CONSUMO EM UMA PRÁTICA DE CIDADANIA” tem como objetivo incentivar alunos, funcionários e toda a comunidade da necessidade de se ter hábitos que favoreçam o meio ambiente, bem como a utilização de recursos naturais de forma mais consciente.
Durante todo o processo de conhecimento do que vem a ser, práticas de cidadania, os educandos foram estimulados através de encontros semanais, Reagrupamentos, juntamente com professores que, planejaram temas diversificados, sempre com foco nessas atitudes de consumo responsável com o meio que vivemos.

2. OBJETIVO DA MESA REDONDA
Promover a reflexão em cada Delegado, e que estes possam ser semeadores dessas reflexões em todos os ambientes possíveis. Sempre incentivar a ideia de conservação do Planeta Terra, e que tal atitude parte das pequenas ações que são praticadas no cotidiano, em casa, na escola e outros lugares públicos.

3. COMPROMISSOS ELENCADOS NA MESA REDONDA
É bastante enriquecedor esse momento onde se percebe que todos os educandos têm a capacidade de demonstrar o que conseguiu construir de conhecimento, fato este, observado através do diálogo e da troca de ideias.
Abaixo, segue por agrupamento e consequentemente por seus Delegados Representantes, as possibilidades de como podemos fazer para se alcançar atitudes de consumo responsável.

Educação Infantil:
Breno Rodrigues de Souza/Raphael Borges da Silva
Kastiel Bento de Godoi dos Santos Monteiro/José Luís Costa Pereira
Proposta: Retirar todo o lixo da natureza, pois, com tanta sujeira o planeta fica doente.
D-1:
Laura Maria Machado Silva/Enzo Francisco Neves
Proposta: Replantar árvores
D-2:
Pedro Henrique Araújo Barbosa/João Pedro Santos Correia
Proposta: Saber consumir os alimentos, nem sempre um alimento que não tem uma boa aparência está totalmente sem condições de consumo. Aproveitá-lo ao máximo para que não haja o desperdício.
D-3:
Letícia Rodrigues de Souza/João Guilherme Pereira Barbosa
Proposta: Na hora das compras, levar para casa somente os alimentos necessários para que não se desperdice nenhum.
E-1:
Emily Souza Teles/Matheus Felipe Borges Oliveira da Silva
Proposta: Reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar água das chuvas e não deixar torneiras pingando.
E-2:
Mariane Vitória Messias Clemente/Lara Manuely Nascimento Lopes
Proposta: Reaproveitar folhas do caderno
F-1:
Thayla Adrielly Alves Brandão/Kauhara Letícia Nunes dos Santos
Proposta: Confecção de brinquedos com tampinhas, garrafas pet e outros materiais que poderiam ser descartados.
F-2:
Rafael Romeiro de Souza/Ana Júlia Cordeiro Nunes
Proposta: Transformar resto de comida em adubo e construir hortas em espaços inutilizados.
F-3:
Cássio Eduardo Ramos Santos/Elisa Graziele da Silva Italiano
Proposta: Utilizar mais bicicletas, reduzindo o uso de combustíveis e consequentemente diminuindo a poluição do ar.

4. OUTRAS PROPOSTAS:
* Confecção de cartazes, panfletos e faixas para informar toda a comunidade;
* Promover atividades fora da escola, como: caminhadas entregando panfletos informativos;
* Palestras sobre o tema para os pais e
* Incentivar a comunidade a não utilizar sacolas plásticas.

CARTA DE COMPROMISSO 

Nós, delegados e representantes da comunidade escolar da Escola Municipal Benedita Luiza, participantes da Mesa Redonda realizada em novembro de 2018, no IV Congresso Benedita Luiza Sustentável - “CONSUMO RESPONSÁVEL: TRANSFORMAR O ATO DE CONSUMO EM UMA PRÁTICA DE CIDADANIA” firmamos o compromisso de promover, realizar e incentivar atitudes que levem a atitudes responsáveis.
Para tanto, teremos como base o documento redigido no decorrer desta Mesa Redonda, comprometendo-nos a agir conforme o que foi discutido tanto individual quanto coletivamente.
Assinaturas: ______________________________________...

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Aniversário de 37 anos da nossa Escola

Parabéns Escola Benedita Luiza pelo seu aniversário!
São 37 anos iluminando mentes através do conhecimento! 

 






sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Mesa redonda 2018

As ações do IV Congresso Benedita Luiza de hoje (no matutino) são voltadas ao plantio de mudas e a confecção da Carta de Compromisso para 2019.
A professora Francineide conduziu todo o momento de discussão com os delegados da escola e assim após relatos, experiências e ideias novas a carta de compromisso 2019 foi feita!



Hoje foi dia de plantio! 


Ipê Rosa                                         Ipê Amarelo


quinta-feira, 20 de setembro de 2018

IV Congresso (vespertino)




Dando continuidade ao Congresso, tivemos muitas atividades para as  crianças do vespertino!  
Um ganho inestimável para nossas crianças que com certeza farão toda a diferença para um mundo melhor!!!

IV Congresso Benedita Luiza Sustentável



Hoje realizamos nosso IV Congresso Benedita Luiza Sustentável! 
Esse ano trabalhamos o tema: Consumo responsável: transformar o ato de consumo em uma prática de cidadania!
Momento esse que está solidificando as ações que fizemos e temas diversos que discutimos ao longo do ano de 2018.


Nosso congresso iniciou com a participação do Coral Benedita Luiza, apresentado pela professora Ana Maria e a regente Adriana Goulart. 


Logo em seguida tivemos uma palestra sobre Mobilidade Urbana com o Marcos de Souza, diretor da Eletric Bike onde as crianças gostaram muito do tema, inclusive das bicicletas que ele trouxe como demonstração




 As turmas de Educação Infantil (4 e 5 anos) acompanhados das professoras Magaly e Margarete fizeram uma linda apresentação falando dos cuidados que devemos ter com nossos animais de estimação. 
A professora Cida Vilarino também apresentou o vira-copos com o tema: não desperdice alimentos! Tema que ela vem trabalhando anos em nossa escola e que tem surtido muito efeito positivo!
Como de costume o professor de educação física fez seu momento de fala com grande admiração por todos presentes. O Professor Carlos, parceiro no projeto Escola Sustentável, conversou com as crianças sobre nosso consumo inconsciente, ou seja, essa forma desenfreada de consumir diariamente, as vezes até sem necessidade!
Mostrou as consequências de continuarmos agindo assim e como devemos fazer para agir de forma mais correta com nosso meio ambiente. 
Em seguida o pastor Fábio conversou com nossas crianças sobre a comportamento de risco, ou seja, o cuidado deve ser com todos! Todas as formas de cuidado nos torna sustentável! 

E assim encerramos o primeiro momento do nosso IV Congresso! 
Nossa mensagem foi transmitida e com certeza a semente foi plantada em nossos alunos e comunidade em geral!










segunda-feira, 17 de setembro de 2018

V Encontro de Educação Ambiental

O V Encontro de Educação Ambiental, com tema: uma nova cultura de cuidado com a água, foi realizado na Câmara Municipal de Goiânia ao longo do dia de hoje.
As atividades se iniciaram com a exposição de ações/projetos de escolas municipais de Goiânia, o grupo ciranda da arte fez a apresentação musical de abertura e após a composição da mesa o professor de biologia da Puc Ms. Helder Lucio Rodrigues Silva falou um pouco a respeito da origem da vida: água! Que tudo gira em torno da água e não há possibilidade de viver sem acesso a ela, tanto nós seres humanos quanto fauna e flora.
Logo em seguida tivemos uma fala do oceanografista  Dr. Luis Augusto da Costa  Porto sobre uso e conservação da água e quais são os verdadeiros valores para nossa vida: água é fundamental!
Após o intervalo do almoço, foi apresentado relatos de experiência dentro do Projeto Educação pelos Parques, mostrando a diversidade que tem nos parques e a diferença de um para o outro e assim, despertamos cada dia mais a importância de se preservar o meio ambiente. Alguns dos parques realizados o projeto são: Vila Ambiental no Parque Areião, Zoológico e lago das rosas, Parque Flamboyabt, Parque Cascavel, Parque Macambira, Parque Bernardo Elis.
Dando sequência, o prefeito de Ouro Verde de Goiás, o prof. Ms. Jaime Ricardo nos apresentou o projeto cercando nascente: uma atitude que preserva a vida (Ribeirão João Leite e Rio Meia Ponte), revitalização das nascentes no município. Tivemos também a participação do proprietário rural do município de Santa Rosa de Goiás Dr. Fabio de Paula realizou em sua propriedade. Ele é um exemplo de cuidador do meio ambiente, preservando as nascentes, plantando água!
Ainda com relatos importantes a respeito do cerrado e das nossas águas, o engenheiro florestal Leo Lince do Carmo Almeida, supervisor da Emater,  falou sobre a importância do cerrado, da vegetação e da nossa mudança de postura.
O gerente de políticas de manejo de resíduos sólidos da AMMA, Giovane Morais Toledo, apresentou sobre o consumo consciente e conceito lixo zero, uma excelente reflexão.
A professora Dra. Karla Maria Silva de faria também enriqueceu o nosso momento com informações sobre a drenagem pluvial urbana, expondo as aéreas mais afetadas aqui da nossa cidade e qual é a nossa responsabilidade.
Por fim, esse momento foi muito enriquecedor devido a discussão sob diversos pontos de vista e de profissionais específicos que lidam diariamente com essas questões.
Temos um fundamental papel em levar aos nossos alunos essas questões para que tenhamos um futuro com recursos naturais ao alcance de todos!

Alessandra Gomes