terça-feira, 24 de setembro de 2019

V encontro de educação ambiental

Hoje o encontro é na PUC para realização do V Encontro de educação ambiental. As discussões sobre meio ambiente, sustentabilidade. 
A roda de conversa, com tema: Água você tem sede de quê? começou com o professor Dr. Antonio Pascoaleto, que nos provocou a refletir sobre o preço que pagamos por água, ar e alimentos e quais são as nossas seguranças de estar realmente consumindo algo de qualidade. 
Seguindo, o técnico da saneago Divino Lázaro, gerente de ações ambientais, nos apresentou os projetos trabalhados pela saneago, como funciona o tratamento de esgoto, descarte correto do óleo de cozinha e as diversas formas de melhorar nossa água! 
O promotor de justiça, Dr. Juliano, nos indagou sobre quais são os nossos valores sociais, mudanças climáticas, poluição atmosférica, legislatura vigente, e que a mudança vem com pequenas ações, é a mudança de postura que vai promover a mudança da nossa atual realidade.
Durante o intervalo, houve doações de mudas de alface e pimenta malagueta e exposição de trabalhos de algumas escolas.
Seguimos no encontro com a Prof. Me. Gislene Avelar, apresentando a BNCC e o meio ambiente. Quais são as orientações a respeito do assunto meio ambiente, sustentabilidade. 
E para finalizar no matutino, houve alguns relatos de experiências das instituições educacionais quanto a ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente (água, lixo, plantio de mudas de árvores).



O período vespertino iniciou com apresentação cultural com o Cantor Tom Cris. Em seguida foram apresentados alguns resultados diagnósticos socioambiental da rede, resultado do concurso da coleta de tampinhas plásticas em escolas e os projetos parceiros relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. 
Partindo para a parte prática, oficinas, foram separados grupos para minicursos no Memorial do Cerrado. O grupo ao qual eu fiquei foi para falar sobre: Saúde e qualidade de vida com o Dr. Jeovar Leite, falando sobre a medicina do trabalho e as formas mais saudáveis de vida. Seguimos com a fala do Rogério Vieira, Gersau, falando sobre essa busca por uma qualidade de vida melhor, consequentemente melhoramos todos os resultados e por fim a professora de educação física Me. Jordana Thais estimulou a todos a praticarem atividades com o corpo em casa, sem custo e com a certeza de que com a prática, o hábito, deixaremos de ser sedentários e consequentemente teremos mais saúde e qualidade de vida. Devemos começar por nós essa mudança de postura para refletirmos em nossa volta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário