sexta-feira, 6 de abril de 2018

Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda

A Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

  Conferência na escola: 

A Conferência na Escola envolveu toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. Foi o momento em que estudantes, professores e demais interessados reuniram para dialogar sobre como transformar nossa escola em um espaço educador sustentável, debatendo sempre sobre o tema da Conferência 2018: “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” Construímos uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que organizou a conferência, envolvendo a comunidade, com o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. 
Elaboramos um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, na vivência familiar de nossos alunos e nos materiais pesquisados e propomos colocar em prática após a Conferência. Elegemos um delegado e suplente e estamos compartilhando com o grupo nossas ideias e propostas para melhor uso e re-uso da água em nossa escola e em nossas casas.


Equipe COM-VIDA Benedita Luiza

D1: Laura / Enzo
D2: João Pedro / Pedro Henrique
D3: Letícia / João Guilherme
E1: Emily / Mateus
E2: Isaac / Gisele
F1: Ingryd Kauara
F2: Ana Júlia / Rafael
F3: Elisa / Emmily

COM-VIDA Benedita Luiza:
 

Delegado: Kauara
Suplente: Rafael Romeiro


Nossos alunos trouxeram ideias e sugestões de como podemos cuidar melhor da nossa Água, já que é um bem natural tão precioso e fundamental para a nossa sobrevivência!

Ações proposta para nossa escola:
 

Letícia (D3): “Na minha casa a minha mãe usa a água da máquina para lavar a área”

Yngrid (F1): “Tem muitas pessoas que deixam a torneira aberta, inclusive o pessoal da limpeza, e isso não pode acontecer”

Ana Júlia (F2): “Na minha casa não deixamos as torneira pingando, aproveitamos a água da chuva para molhar as plantas e o jardim ao invés de usar a água da mangueira. Usamos vassoura e balde para lavar o quintal, deixamos pratos e talheres de molho antes de lavá-los, fechamos a torneira quando estamos escovando os dentes ou fazendo a barba, e quando tomamos banho fechamos o chuveiro quando vamos ensaboar. ”

Kauara (F1): “Na escola os alunos quando vão beber água eles deixam a torneira ligada e ela fica pingando”
 
Tayana (E1): “A água é muito importante para nós, nós utilizamos para praticamente tudo, mas nós devemos economizar e as vezes nós desperdiçamos ela. Exemplo eu, as vezes eu economizo e as vezes eu desperdiço. Mas vamos tentar economizar, ela é muito importante para nós e sem ela o que poderíamos fazer? ”

Avaliação:
 

A equipe COM-VIDA é responsável por realizar vistorias na escola e terão como  missão principal orientar os demais alunos a preservar, conservar e não desperdiçar água. Assim, nos encontros mensais do projeto Escola Sustentável haverá sempre a fala da equipe COM-VIDA enriquecendo ainda mais com as observações feitas no dia-a-dia em nossa escola e os relatos das mudanças em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário