domingo, 14 de fevereiro de 2016

Armadilha para o mosquito da dengue será que funciona?

Partindo de todas as possibilidades de eliminar o mosquito aedes aegypti, foi divulgado nas mídias uma armadilha para captura do mosquito da dengue feita com garrafa pet. Para fazer esse teste, eu, Alessandra, fiz o experimento na minha casa.
Fiz então as armadilhas utilizando garrafa pet, presa com fita adesiva e com o tule no bico da garrafa conforme vídeo abaixo: 
 

Sendo assim, cheguei então as seguintes conclusões: 
  Primeiramente eu fiz 5 armadilhas no último dia 05/02 e deixei uma ao lado da outra na minha área. Não me preocupei em colocar em um local escuro e baixo, ficou em cima da minha bancada onde todos os dias temos fácil acesso visual.
   De forma bem informal todos os dias eu estava olhando as garrafas para ver se já tinha algum vestígio do mosquito da dengue. Então hoje, dia 14/02, resolvi fazer o relatório do resultado. Foi então que quando eu peguei a garrafa percebi a grande quantidade de ovos e larvas.
    Foi surpreendente, pois na minha casa eu monitoro diariamente as calhas, plantas, ralos, enfim, não é somente fazer uma armadilha, é fazer a limpeza e retirar todos os possíveis focos do mosquito e fazer a armadilha para capturar os que ainda existem, afim de não permitir essa reprodução em qualquer local.
    Com isso fiz a retirada da água das garrafas e percebi centenas de ovos, larvas e pupa. 
 
   Desses, retirei uma pequena quantidade para apresentar aos alunos da escola e os demais eu coloquei em um balde e conforme orientação lida jornais e internet e coloquei água sanitária nesse líquido para matar. Porém eu percebi que eles não morreram! Fui então pesquisar na internet e li que vinagre também mata, e assim fiz, coloquei bastante vinagre junto a água sanitária e continuei a observar que tamém não foi eficáz!
    Preocupada em matar todos aqueles ovos e larvas eu fervi muita água e joguei dentro do balde de água retirada das garrafas pet cheio de larvas, ovos e pupa e aí sim, eu notei que morreram imediatamente.
    Lembrando que eu não posso simplesmente jogar no ralo para descartar porque eles vão crescer e virar mosquito onde parar! Pois o ovo pode ficar até um ano sem contato com água (seco) e a partir do momento que entra em contato com a água ele eclode e vira a larva que vai se tornar um mosquito adulto. Não se pode jogar de qualquer jeito porque ele vai completar o ciclo, ou seja, crescer, e vai continuar a reprodução. Cada fêmea põe em torno de 600 ovos ao longo de sua vida (que dura em torno de 30 a 40 dias) e isso torna mais fácil essa proliferação.
    Concluindo então, essa armadilha funciona mesmo. Fiz e acompanhei passo a passo, mas que de nada adianta se eu ainda manter os focos do mosquito espalhado pelo meu quintal, na verdade se fizer as armadilhas e deixar de cuidar dos possíveis criadouros do mosquito vai ficar muito pior do que já está, vai virar uma epidemia geral, totalmente descontrolado! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário